Mulheres, sinônimo inspiradoras

Começou assim: Em 1857, no dia 8 de março, as operárias de uma fábrica de tecido fizeram uma grande greve. Elas reivindicavam melhores condições de trabalho. Vamos combinar, quem trabalha 16 horas por dia, recebe um terço do salário de um homem e é tratada como lixo no emprego merece algo infinitamente melhor, certo? Certo. Mas quem ouvia as mulheres no século XIX? Provavelmente nem elas próprias.

Elas fizeram greve, protestaram, então foram reprimidas de forma totalmente desumana e foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Cerca de 130 mulheres morreram carbonizadas. Somente depois, no ano de 1910, em uma conferência na Dinamarca, decidiu-se que a data seria comemorada como o “Dia das Mulheres” em homenagem às mulheres que morreram na fábrica, mas até aí já estavam mortas, seus filhos órfãos e seus maridos viúvos, na época isso não pareceu ter importância. A Organização das Nações Unidas oficializou a data em 1975.

Agora, em 2014, a empresa Google fez um Doodle em homenagem ao dia e acrescentou ao vídeo mais de 100 mulheres inspiradoras de todo o Mundo, que melhor jeito de se comemorar que não mostrando nossas prodígios e orgulhos, as que conquistaram o mundo? O vídeo me pareceu simplesmente incrível:

A ONU também publicou em seu canal UN Women um vídeo, em que a diretora executiva da organização Phumzile Mlambo-Ngcuka discursa sobre o tema em uma mensagem inspiradora:

E viva! Viva ao dia da Mulheres, viva às mulheres. Ainda bem! Estamos em uma época em que nos consideram quase socialmente iguais como pessoas, não é maravilhoso? Podemos sonhar com um mundo melhor assim, porque podemos fazê-lo melhor…

Ayumi

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s